Skip to main content

Carioca, sempre solidário

Publicado por: Luiz ClaudioData: 

Uma pesquisa realizada pelo  think tank cRio da ESPM  sobre o comportamento solidário das pessoas durante a pandemia da covid-19, aponta que mesmo antes da crise, metade dos entrevistados já faziam algum tipo de doação. Os números revelam que o carioca além de hospitaleiro, é também solidário com os mais necessitados.  32% dos entrevistados ajudavam mensalmente pessoas ou instituições filantrópicas, mais de 60% deles revelaram ter aumentado o volume de doações após o início do isolamento social.

Mas mudanças no cenário econômico, como aumento de desemprego e perda de renda, alteraram os volumes doados por moradores do Rio de Janeiro de acordo com a classe social. Segundo Karine Karam, pesquisadora do cRio, pessoas com renda acima de 15 salários mínimos mensais passaram a doar mais após a pandemia. No outro espectro, pessoas com renda mensal de até três salários mínimos tiveram de reduzir os recursos doados.

Uma pequena parcela da amostra consultada (3%), disse ter reduzido a ajuda prestada por falta de confiança nas instituições para as quais os recursos são destinados. Isso explica, em parte, o fato de 62% dos entrevistados afirmarem que se sentem mais confortáveis em ajudar pessoas próximas ou conhecidas. Dinheiro, em espécie ou por meio de transações bancárias, é a forma preferida para 93% dos que disseram já ter realizado doações nesse período. Seguido de roupas (53%), alimentos (43%) e cestas básicas (21%).

O estudo do cRio ESPM foi realizado de forma on-line, entre os dias 29 de junho e 5 de julho, com 200 moradores do Rio de Janeiro.

Na foto, integrantes do Projeto Sem Fome, lançado pelo Instituo Bees of Love, que é  liderado por  Geórgia Buffara  e André Simões. 

 

Fonte:https://www.annaramalho.com.br/carioca-sempre-solidario/