Skip to main content

O sucesso de uma estratégia de marketing está ligado à capacidade que a empresa tem de desenvolver produtos e/ou serviços de qualidade, mas principalmente de definir com exatidão para quem estes serão vendidos.

Conforme o crescimento e a evolução do mercado, surgiram mais concorrentes e os consumidores tornando-se mais exigentes. É nesse contexto que os conceitos de público-alvo e persona aparecem. Por ser um conceito recente no marketing, a persona é confundida com o público-alvo, o que é um engano.

Mas então, qual a diferença entre público-alvo e persona?

Quando falamos em público-alvo, falamos de uma parcela da sociedade que está inserida em um nicho de mercado para a qual produtos e serviços de uma empresa podem satisfazer suas necessidades. A definição do público-alvo deve ser feita de forma mais ampla, considerando características demográficas, socioeconômicas e psicográficas. Com o público-alvo bem definido, a empresa espera como retorno o aumento das vendas, já que estará atendendo as necessidades dos consumidores com seus produtos e/ou serviços.

Já a persona funciona como uma personagem, que seria o retrato do seu cliente. Para seu desenvolvimento é necessário um trabalho mais detalhado de pesquisa para entender não só os dados demográficos, socioeconômicos e psicográficos, mas também seus hábitos e personalidade. Com a persona da empresa definida, será possível direcionar a estratégia e a execução do plano de marketing de forma  muito mais assertiva.

Você já tem a personalidade da sua marca definida?  Precisa definir ou revisar a persona da sua marca?  Fale com a gente!

Leave a Reply