O sucesso de uma estratégia de marketing está ligado à capacidade que a empresa tem de desenvolver produtos e/ou serviços de qualidade, mas principalmente de definir com exatidão para quem estes serão vendidos.
Conforme o crescimento e a evolução do mercado, surgiram mais concorrentes e os consumidores tornando-se mais exigentes. É nesse contexto que os conceitos de público-alvo e persona aparecem. Por ser um conceito recente no marketing, a persona é confundida com o público-alvo, o que é um engano.
Mas então, qual a diferença entre público-alvo e persona?
Quando falamos em público-alvo, falamos de uma parcela da sociedade que está inserida em um nicho de mercado para a qual produtos e serviços de uma empresa podem satisfazer suas necessidades. A definição do público-alvo deve ser feita de forma mais ampla, considerando características demográficas, socioeconômicas e psicográficas. Com o público-alvo bem definido, a empresa espera como retorno o aumento das vendas, já que estará atendendo as necessidades dos consumidores com seus produtos e/ou serviços.
Já a persona funciona como uma personagem, que seria o retrato do seu cliente. Para seu desenvolvimento é necessário um trabalho mais detalhado de pesquisa para entender não só os dados demográficos, socioeconômicos e psicográficos, mas também seus hábitos e personalidade. Com a persona da empresa definida, será possível direcionar a estratégia e a execução do plano de marketing de forma muito mais assertiva.
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