Particularmente adoro a série Mr Selfridge, você pode encontrar as quatro temporadas no Netflix. Mr. Selfridge é uma série que narra a vida do empresário Harry Gordon Selfridge, americano que revolucionou o varejo britânico e tornou-se um milionário ao fundar a maior loja de departamento da época: a Selfridge.
Harry Gordon Selfridge lança a Selfridge na Oxford Street com a comemoração simultânea do jubileu de sessenta anos da Harrolds e a liquidação anual de primavera realizada nas lojas de West End. Ele colocou Londres no mapa do varejo mundial, revolucionando o modo como as pessoas compravam, dando ares românticos à ideia do comércio, transformando a atividade em um momento de prazer, como fuga da rotina, e não apenas a busca por uma necessidade. Usar as vitrines como forma de se destacar no meio de tantas outras lojas da capital inglesa, além de chamar a atenção dos clientes foi uma das estratégias pioneiras do seu fundador. Enquanto seus concorrentes escondiam os produtos atrás dos balcões, na Selfridge, tudo era exibido e colocado em displays para que o consumidor pudesse tocar os produtos. Ele inovou ainda iluminando as vitrines mesmo quando a loja já estava fechada.
A construção deste novo conceito de consumo iniciada em 1906 pelas ideias revolucionárias do empresário, servem até hoje como inspiração para o plano de marketing das empresas. A Apple, por exemplo, permitiu ao consumidor experimentar o produto antes de comprá-lo, transformando a loja em um show room que exibe objetos que podem ser apreciados e comprados simultaneamente.
E não é esta nova experiência que lojas como a Nespresso querem trazer ao transformarem sua loja em uma cafeteria? Qualquer um pode entrar e tomar um café e a partir disso comprarem máquinas e cápsulas.
Hoje, as marcas precisam pensar na experiência que seus consumidores têm nas suas lojas. Quanto melhor a experiência, maior a chance de comprarem mais. E você? Que experiência está proporcionando aos seus consumidores no ponto de venda?
Texto escrito por Karine Karam